Autenticação

Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo. Sua solicitação será analisada e um de nossos funcionários entrará em contato para dar sequência no atendimento.
O que é autenticação de cópias?
Autenticar a cópia de um documento significa declarar que a cópia é idêntica ao documento verdadeiro copiado. O registro é feito com o tabelião, profissional que tem a fé pública do Estado. A autenticação também inverte o ônus de prova num processo judicial. Somente será autenticada cópia de documento original, não é permitida a autenticação de cópia de outra cópia, ainda que esteja autenticada.

Quem deve comparecer?
Qualquer interessado na autenticação, portando o documento original a ser autenticado.

O que é autenticação de cópias eletrônicas?
Da mesma maneira que a autenticação de documentos convencionais, a autenticação eletrônica atesta que a cópia é idêntica ao documento original. No caso das cópias digitais, existem dois processos de autenticação possíveis. A materialização é quando é feita uma cópia em papel a partir de um documento digital. O inverso é chamado de “desmaterialização”, ou seja, a cópia autenticada em formato digital a partir de um documento de papel. Na materialização, o documento eletrônico é entregue em mídia, enviado via email, ou acessado via site; é feita uma análise da assinatura digital ou código de autenticidade e seguida impresso em papel (materialização) e autenticado. Na desmaterialização, o documento original em papel apresentado após uma análise minuciosa é digitalizado, em seguida é feita a autenticação pela Central Notarial de Autenticação Digital – CENAD que permite autenticar digitalmente um documento e realizar a verificação de sua autenticidade.

Para que serve?
A autenticação serve para multiplicar documentos, garantindo a validade dos mesmos perante as pessoas que precisem aplicar sua apresentação.

É possível a autenticação de cópia de documento redigido em língua estrangeira?
Sim é possível a autenticação de cópias de documentos redigidos em língua estrangeira independentemente de tradução oficial.

Como devo fazer para autenticar um e-mail, uma mensagem eletrônica?
É possível fazer uma ata notarial da mensagem, acessando-a no computador e verificando os dados de tráfego da mensagem. Esta ata não dá certeza da integridade e autoria do documento, apenas pré-constitui prova dos dados no momento da verificação pelo tabelião.

Quanto custa?
O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Para verificar os valores, consulte o tabelião ou acesse a tabela: https://extrajudicial.tjpr.jus.br/web/foro-extrajudicial/tabelionato-notas

Formas de pagamento?
Dinheiro
Cartão de débito
Transferência bancária
Cheque